31 de agosto de 2014

Quatro Das Fobias Mais Conhecidas

Heey, olá! "Barbara! Que milagre você por aqui!" "Vim lhes trazer essa humilde atualização!"

Você já ouviu falar sobre fobia, certo? ~Certo. Então provavelmente você sabe o que é ter fobia, mas se você não sabe, não entre em pânico, vou explicar. 

   A fobia nada mais é do que o medo excessivo de algo, sendo ele um objeto, um animal, uma situação, ou mesmo um lugar. Não tem um motivo específico para as fobias, mas geralmente é por algum trauma que a pessoa teve em algum momento da vida. Entendeu? Então vamos para a próxima parte.

   Existem várias fobias, algumas delas você já pode ter ouvido falar. Mas também tem algumas que você nunca imaginou que existia. E eu estou aqui para comentar algumas delas. Vou falar das mais comuns primeiro. Vamos começar? ~Vamos capitã!

   Acrofobia




A Acrofobia é o medo irracional de altura ou lugares altos (é a mesma coisa). As pessoas que sofrem desse medo podem até se acostumar com alguns lugares em particular. "Mas como assim? Ela não vai ter medo em alguns lugares?" Exatamente. Se a pessoa mora ou trabalha em um prédio, por exemplo, e precisa estar lá todos os dias, ela vai acabar se acostumando com aquele lugar, e vai sentir que está segura ali. Mas se essa pessoa for para outro lugar alto, que ela não está acostumada, ela vai ter medo. 

Pode ser uma fobia perigosa, pois quem sofre dela pode ter ataques de pânico quando está no alto e não ter para onde fugir. Ou seja, naquele pânico, no desespero de sair dali, acabam se jogando, de forma não suicida.

   Aracnofobia


"Por que aranhas? Por que não podia ser 'siga as borboletas?"


A aracnofobia é bem conhecida, é o medo de aracnídeos (aranhas, pra quem não sabe). Não tem muito o que falar sobre essa fobia... As pessoas que sofrem desse medo tentam de qualquer forma permanecer longe de qualquer local onde ficam ou onde já observaram uma aranha. Evitam passar por onde uma aranha passou, mesmo que seja de longe. 

   Claustrofobia




A claustrofobia é o medo de lugares fechados. É uma das fobias mais conhecidas. As pessoas claustrofóbicas costumam evitar qualquer lugar fechado, e quando precisam estar em algum lugar fechado, não aguentam muito tempo, e sentem que o lugar está ficando mais apertado, que as paredes estão se fechando, e o teto abaixando. 

   Glossofobia





A glossofobia é o medo de falar em público. A pessoa que sofre com a glossofobia tem problemas ao falar com várias pessoas ao mesmo tempo. Por exemplo, a pessoa vai fazer um discurso em frente a várias pessoas, ou vai apresentar um trabalho de escola, e começa a entrar em pânico, como se não fosse conseguir fazer aquilo, mas pode conseguir falar normalmente com uma pessoa em particular. 





     Então é isso, por hoje... Essas são algumas das fobias mais comuns, algumas das que se você sair perguntando na rua, muitas pessoas vão conhecer. Mas também tem umas fobias bem estranhas, como a gerascofobia, que é o medo de envelhecer; a obesofobia, que é o medo de ganhar peso; a oftalmofobia, que é o medo de ser encarado fixamente (OMG! Acho que eu tenho isso, nem que seja um pouquinho!); entre outros, que vou deixar para postar outro dia. 

Um beijo pra quem quiser =* See you sometime. ;) 

PS: Me segue no Twitter: @babicrisdias

Nenhum comentário:

Postar um comentário